quinta-feira, 26 de maio de 2011

Arquidiocese de Belém ganha nova Paróquia.


Belém tem nova paróquia


Nossa Senhora Auxiliadora se torna a 68ª paróquia da Arquidiocese. Outras cinco serão criadas até o fim do ano.

O projeto do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, de tornar a Igreja cada vez mais presente nas comunidades se concretiza pouco a pouco. Mais uma paróquia, desta vez no bairro Anita Gerosa, em Ananindeua, foi instalada para melhor servir o povo de Deus. Nossa Senhora Auxiliadora foi desmembrada da paróquia de Nossa Senhora das Graças, e será composta de um território pastoral de cinco comunidades.

A partir de agora, 68 paróquias compõem a Arquidiocese de Belém. E o projeto é instalar novas paróquias, pelo menos cinco, até o final do ano.

Segundo Dom Alberto, que presidiu a celebração eucarística, a instalação da paróquia é um momento de alegria, já que representa a disposição da Igreja em formar os cristãos. Os paroquianos responderam ao chamado, comparecendo e lotando a nova paróquia para a cerimônia de posse do seu primeiro pároco, o sacerdote providentino, padre Gelcimar Souza Santos, e também o padre José Luis Sobral, este como vigário paroquial.

Segundo o pároco, a expectativa é positiva para o trabalho de evangelização, já que as primeiras impressões do povo foram de pessoas comprometidas com a Palavra. "Ver a Igreja completamente lotada foi muito bonito, ficamos encantados. Fomos bem acolhidos e esse é um sinal ótimo. Acredito que o povo compareceu em resposta a esse presente, e ao mesmo tempo estar consciente da responsabilidade a partir de agora", afirma padre Gelcimar.

Para ambos os sacerdotes, será a primeira paróquia assumida por eles. Para o vigário, padre José Luis, os desafios existem, no entanto, há muitos aspectos facilitadores. Primeiro, ele destaca o trabalho do padre Francisco Sadeck, pároco de Nossa Senhora das Graças, paróquia da qual a comunidade pertencia anteriormente. "É um povo que já é comprometido, que vivencia o sentido de ser Igreja graças ao trabalho do padre. Além disso, enquanto reitor do Seminário Providentino que está localizado na nova paróquia cheguei a auxiliar o padre Sadeck, celebrei missas, e posso dizer que conheço bem a realidade pastoral desta comunidade. Para mim, o sentimento é de dar continuidade a missão que já estava sendo realizada", disse o providentino.

Padre Gelcimar acredita que a instalação de novas paróquias, sem dúvida, aproxima cada vez mais o pároco do povo. Antes do desmembramento, a paróquia de Nossa Senhora das Graças chegou a compreender 45 comunidades. Um território pastoral que torna a missão do sacerdote ainda mais difícil. Sob uma nova perspectiva, o presbítero afirma que o trabalho agora será agregar valores éticos e religiosos. "Vamos atuar para congregar crianças e adultos".

Fonte: Fundação Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário