segunda-feira, 16 de maio de 2011

Arcebispo de Braga quer que católicos denunciem " discursos cheios de mentira".


Sociedade: Arcebispo de Braga quer que católicos denunciem «discursos cheios de mentira»

Esposende, Braga, 16 mai 2011 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga quer que os católicos denunciem “os discursos cheios de mentira”, proferidos numa época em que se “pensa e faz o que quer”, e admitiu que a Igreja Católica não tem os padres que precisa.

“Num tempo onde há tantos modelos” o cristão deve “orgulhar-se da sua fé”, afirmou D. Jorge Ortiga este domingo, durante a missa campal da peregrinação ao monte da Senhora da Guia, em Esposende, 350 km a norte de Lisboa, relata o Diário do Minho.

O prelado, que este mês deu lugar ao cardeal-patriarca de Lisboa na direção da Conferência Episcopal Portuguesa, apelou aos fiéis para terem “coragem de dizer ‘não’ àquilo que não está em consonância” com Cristo e convidou-os a anunciar “a verdade feita de valores” e “autenticidade de coerência”.

“Por vezes desorientamo-nos porque as razões da nossa fé não estão verdadeiramente enraizadas na nossa vida”, disse o arcebispo, que incentivou a assembleia a não ter “vergonha” das suas convicções.

Jorge Ortiga realçou a importância de os católicos reservarem “um pouco de tempo” para a meditação da Bíblia e sublinhou que as paróquias devem estar orientadas para a “Palavra”, devendo ser ela a “apresentar pistas para a vida”.

Na data em que a Igreja Católica assinalou o 48.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o arcebispo primaz pediu às comunidades que aproveitem “todas as circunstâncias” para propor a vida sacerdotal, objetivo que também deve ser seguido pelas famílias.

“Celebramos o dia de oração pelas vocações sacerdotais, para recordarmos que são necessárias e lamentarmos o facto de não termos as vocações que deveríamos ter”, disse.

‘Vocação’ é um termo de origem latina que na terminologia eclesial se aplica ao chamamento que Deus faz a cada pessoa, a começar pelo convite ao batismo e prosseguindo com o compromisso definitivo por determinado estado de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário