segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Casamento - resolvendo problemas".


“CASAMENTO – RESOLVENDO PROBLEMAS”

Um dos fatos mais angustiantes da vida é que todo casamento passa por problemas. Eles não podem ser contornados, mas devem ser encarados e resolvidos.
Filhos pode ser uma grande fonte de alegria, mas também, acrescentam tensão ao casamento. O instinto materno em algumas mulheres é tão forte, que elas tendem a deixar o marido de lado quando estão cuidando dos filhos – veja 1 Samuel 1,8 - Por vezes, a esposa pode até enganar o marido em favor do filho (Gn.27.1-29). A esposa deve lembrar que apenas seu relacionamento com Deus está acima de sua união com o marido.
Problemas financeiros também podem causar pressões indevidas sobre um relacionamento, especialmente se o casal discute sobre quem fará quais sacrifícios. Se um casal buscar a orientação de Deus para as questões financeiras, ele será fiel em suprir suas necessidades (Mateus 6,33; Fp.4,19).
A raiva não-resolvida pode acumular-se e transformar-se em ressentimento e em amargura, de modo que a comunicação significativa deixar de existir (Hb.12,15; Ef.4,26).
A tentação e as oportunidades de ser infiel estão sempre presentes (Prov.7,6-23). Uma comunhão íntima e vibrante com Deus sustentará o relacionamento entre marido e mulher e dará força e vitalidade ao casamento.
O isolamento, um estado em que se é excluído, é um dos males mais sutis do casamento. O casamento pode facilmente deixar de ser uma prioridade. As pessoas não valorizam devidamente seus cônjuges, concentram sua atenção em outras questões “urgentes”, e logo o calor e a comunicação se vai. O remédio para o isolamento é guardar o relacionamento conjugal com carinho e dar prioridade ao cônjuge, sendo aberto e honesto e não tendo segredos um para com o outro.
Os problemas podem ser uma arma negativa num casamento, dividindo corações e destruindo a unidade, ou podem ser um catalisador poderoso para uma renovação do compromisso.
Que sempre estejamos debaixo da proteção do Espírito Santo e que nossas famílias estejam guardadas pelo manto sagrado da Virgem Maria.
Diácono Luiz Gonzaga
Arquidiocese de Belém – Pará – Brasil

diaconoluizgonzaga@gmail.com
diaconoluizgonzaga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário