segunda-feira, 26 de abril de 2010

ALERTA PARA OS RELACIONAMENTOS...


ALERTA PARA OS RELACIONAMENTOS VIRTUAIS

Psicóloga Lúcia Abreu
Os relacionamentos virtuais vêm fazendo a cabeça de todo mundo, sejam adolescentes ou mais velhos. Mas todo cuidado é pouco, pois não é sempre que temos surpresas agradáveis com nosso suposto parceiro virtual, tendo em vista que ele pode ser totalmente o oposto do que foi dito: ele pode estar com você e com outra pessoa ao mesmo tempo e, ainda, pode apenas estar brincando com seus sentimentos. Este contato virtual permite que se criem fantasias e idealizações que possam, infelizmente, não se concretizar, nos deixando frustrados e tristes. Além de que o relacionamento virtual trás risco para toda a família, pois a pessoa do outro lado do computador pode ser um psicopata, um pedófilo, um assassino, um bandido entre outros. Então, a partir do momento que você assume um relacionamento pela internet você automaticamente pode estar correndo sérios riscos.
Na internet é comum que pessoas se aproveitem do anonimato para criarem personagens que são muitas vezes o oposto daquilo que realmente são. Elas se transformam: o feio fica bonito, o velho vira jovem, homens e mulheres trocam de sexo, o lobo vira cordeiro, o tímido vira eloqüente para satisfazerem suas próprias fantasias. Assim, ao vender essa falsa imagem, quem está do outro lado passa a viver também essa fantasia. Na verdade ambos estão vivendo suas próprias fantasias, criando expectativas. Essa parece ser uma das principais causas das decepções no momento do encontro pessoal: cria-se uma expectativa de que o outro corresponda ao personagem criado, o que nem sempre acontece na realidade. É claro que a frustração pode ocorrer antes do encontro, uma vez que podem surgir problemas inerentes a todo e qualquer tipo de relacionamento.
Em qualquer momento estamos fadados a conhecer pessoas. Se vamos nos relacionar com elas ou não vai depender da nossa vontade. O mesmo acontece nas relações virtuais. Seja off-line, seja on-line, essas relações se iniciam pelo que vemos ou queremos ver no outro, ou seja, um indivíduo se envolve com o outro baseado nas suas próprias expectativas. Sentimos-nos atraídos pela beleza física, inteligência, bom humor, interesses em comum, caráter, valores, confiança, entre outros. Muitas vezes os internautas se apaixonam sem se conhecer, mas a paixão não passa na maioria das vezes de uma quimera. A pessoa se apaixona pelo sentimento, pela felicidade, pelo sonho muito mais do que pela pessoa real. A sensação principal que leva a esse sentimento é o desejo de aceitação.
A violência está em toda parte, no dia a dia, podendo acontecer o mesmo numa relação off-line. Seja qual for o motivo de se estabelecer um relacionamento, virtual ou não, o importante é usar o bom senso.
Lúcia Abreu é psicóloga clínica com especialização em terapia de casal e família.
E-mail luciafmabreu@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário