terça-feira, 9 de março de 2010

VENÇA O CONSUMISMO


“VENÇA O CONSUMISMO E NÃO DEIXE QUE ELE DOMINE VOCÊ”

Podemos perceber de uma maneira bem cristalina que o mundo de hoje é estigmatizado pela febre do consumismo.
Isto fica evidente quando os meios de comunicação se encarregam de veicular mensagem explicitas propondo este ou aquele produto como “melhor” do que o outro.
-“Compre já...”. – “Troque agora...” – “Ligue e peça o seu...”

O autor da carta aos Hebreus 13,5 diz: “Vivei sem avareza. Se contente com o que tendes, pois Deus mesmo disse: Não te abandonarei nem te desampararei”.

Ocorre que, a mídia não prega isso, claro, ela e os meios de comunicação querem vender, por isso está instaurada a ideologia consumista que é a marca da nossa sociedade contemporânea.

Deus não é contra você adquirir bens, é bom, agora, deve acontecer dentro de um planejamento financeiro. Por isso devemos gastar somente o que ganhamos.

Veja bancos e agiotas não estão preocupados se você tem ou não dinheiro para pagar uma dívida, eles querem e exigem que você os pague custa o que custar.

Salomão em suas sábias palavras diz: “O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta” (Prov. 22,7).

O apóstolo Paulo corrobora com Salomão quando diz: “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” (1 Tim. 6,10)

O consumismo da sociedade contemporânea trabalha pelos meios de comunicação, incutindo nas mentes das pessoas, necessidades que elas não precisam necessidades que não são necessárias.

O cristão precisa saber nitidamente a diferença entre o que é supérfluo necessário e indispensável.
A sociedade prega que tudo é indispensável, prega o prazer em todas as formas, o prazer de comprar e o prazer de ter, possuir.

O culto ao prazer se chama ‘hedonismo’. Vivemos em uma sociedade hedonista. Diante do hedonismo Paulo exorta: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobreviverão tempos trabalhosos. Porque haverá homens... mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus... destes, afasta-te”. (2 Tim.3,1-5).

O que é preocupante também é ver que, o consumismo tem dado o ar de sua graça em nossa Igreja.
Graças a Deus a Campanha da Fraternidade deste ano vem nos fazer refletir. “Não podemos servir a Deus e ao dinheiro” (MT.6,24).

As palavras de Cristo são claras: “ou Deus ou ao dinheiro”. A quem estamos servindo? A quem o cristão serve?

Diante do abominável consumismo em que jaz no mundo e igualmente invade a Igreja é necessário atitude por parte de todos para nos desapegarmos das riquezas e do dinheiro.

Podemos observar hoje uma mentalidade consumista dentro de nossa Igreja. E são com essa mentalidade consumista que muitos católicos vão as celebrações eucarísticas.

Aqueles que se assentam nos bancos das Igrejas, não são mais adoradores de Deus, são hoje críticos, tais quais os críticos de cinema e de futebol.

Estes “críticos” dão nota para a homilia do padre. Estão atentos para ver se a irmã “Doquinha” desafinou ou não no canto. Estão desejosos de assistir um show do ministério de música. Ávidos por louvor com “fogo”.

Estes “críticos” não entram na Igreja, porém sim, em um ‘fast foods’ religioso. “Pagaram” com a oferta, o dízimo a esmola e querem ser bem servidos.
Para estes, a “igreja” é apenas uma loja com mercadorias religiosas a serem consumidas.

As palavras de Jesus a samaritana deve ser uma boa resposta para estes “críticos”.
“Deus é Espírito e importa que os que o adoram o adorem em Espírito e em verdade” (Jô.4,24).

Será que não nos contentamos com o que temos? Temos a Igreja de Cristo, os Sacramentos e a Eucaristia. Jesus respondeu a homens ansiosos quanto à comida e o vestir o seguinte dentre tantas coisas.

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. E não vos preocupes com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo, basta a cada dia a sua preocupação.” (Mt.6,33-34)

Precisamos fugir dos sofismas de uma sociedade consumista, ela quer que você seja um consumidor em potencial para sempre estar endividado. Assim ela (sociedade consumista) conseguirá três coisas:

1- Deixará você amargurado se não consumir.
2- Deixará você envergonhado diante dos credores para que você não pregue o evangelho a eles.
3- Transformará você num escravo do trabalho, pois você terá de trabalhar mais e mais para pagar suas dívidas, assim não terá tempo de ir a Igreja e sempre quando você for rezar estará cansado e indisposto para Deus.

Vença o consumismo e não deixe que ele domine você. Essa é uma grande guerra que o cristão precisa vencer.

Diácono Luiz Gonzaga
Arquidiocese de Belém – Belém/Pará – Amazônia Brasil

diaconoluizgonzaga@gmail.com
diaconoluizgonzaga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário